segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Mudanças e permanências

O primeiro terço de Janeiro está arrumado. Passaram-se coisas extraordinárias no mundo, mas este continua aquilo que era. Um sítio onde se passam permanentemente coisas extraordinárias. Talvez o mundo tenha sido criado por Giuseppe Tomasi di Lampedusa que, numa sexta-feira de ócio, terá decidido trazê-lo à existência, para se distrair do spleen. Em tempos, uma frase retirada do seu célebre romance O Leopardo fascinou-me. Nessa altura não era difícil encontrar coisas fascinantes. Começo com a frase em italiano para dar ar de culto, mas a verdade é que a encontrei na internet, pois de italiano sei ainda menos do que de todo o resto. Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi. A tradução não é difícil. Se queremos que tudo permaneça como está, é necessário que tudo mude. Talvez nesses dias me interessasse por coisas que não devia. Com o passar dos anos – isto hoje está a tomar um tom miseravelmente confessional – cheguei a outra proposição: Se queremos que tudo mude, é necessário que tudo permaneça como está. Caso me interessasse por política, daria muito mais atenção à minha proposição do que à do Lampedusa. No entanto, o autor proibiu-me de tocar assuntos desses nestes textos. Como narrador obediente, obedeço. O dia esteve esplêndido. Frio e com um sol que se desfazia em cintilantes raios luminosos. Quando atravessei a cidade, os meus olhos não viam mais nada senão o revérbero solar. Mesmo nesta hora em que o crepúsculo se aproxima, a luz ainda está viva, avermelhando-se para poente. A noite será fria anunciam os sites meteorológicos. No friso das orquídeas, a branca está a preparar-se para florir.

2 comentários:

  1. Um grande livro que deu um grande filme :-)
    Aqui também esteve um dia muito soalheiro, só que acompanhado de um desagradável ventinho NE.
    Pergunto-me qual dessas duas frases se adaptaria melhor ao nosso país: talvez a segunda..

    Pena o seu narrador não o deixar pôr aqui fotografias: gostaria de ver essas orquídeas brancas.

    Boa noite, HV.
    ☃️
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a impressão que a frase de Lampedusa se aplica melhor a Portugal, mas é uma impressão.

      Quanto à orquídea branca - branca é só uma - ainda não floriu, está quase, parece-me. Quanto a fotografias e outros objectos visuais, é verdade que estão banidos.

      Um boa noite, Maria

      HV

      Eliminar