domingo, 7 de julho de 2019

Novas pedagogias

Entardeço nesta tarde de domingo. O corrector ortográfico do Word solidariza-se comigo e sublinha a vermelho a palavra entardeço. Um erro. Ainda bem que já não estou na escola primária, onde a partir de três erros o professor se entretinha a aplicar uma reguada por cada nova ofensa à ortografia, uma senhora então muito digna de respeito. Era um exercício didáctico da melhor qualidade, que o digam aqueles – eram sempre os mesmos – que cada vez que calhava haver um ditado saíam de lá com as mãos a arder. A eficiência era nula, mas o prazer – prazer pedagógico, note-se – do professor devia ser imenso. O corrector do Word pertence já a uma nova mentalidade educativa, talvez influenciada pela OCDE. Sublinha a ortografia desviada a vermelho e a sintaxe inovadora a verde. Dá conselhos em vez de reguadas. Na verdade, é um corrector patriótico e republicano, preocupado em que não esqueçamos a bandeira nacional, admoestando-nos com bonomia e espírito liberal. Seja como for, tenho de lhe agradecer. Não me reconhece a possibilidade de me tornar tardio. Eu que sempre fui serôdio em tudo, que tenho por sina chegar tarde aonde os outros só chegam cedo, não posso entardecer. No entanto, o mesmo corrector permite-me escrever amanheço sem sublinhar o vocábulo. Talvez haja aqui uma insinuação, cujo significado prefiro ignorar.

2 comentários:

  1. Eu tenho boas recordações da escola primária e consegui, nem sei como, nunca levar uma reguada. Contudo, eram tempos tristes, havia sempre aquele medo de ser castigado.
    Como eu costumo dizer: os jovens hoje são felizes e nem sabem.
    O Domingo e eu entardecemos muito amenos, mas parece que vem aí calor a sério...
    Boa semana.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tenho especiais razões de queixa, mas vi coisas muito, muito desagradáveis.

      Pois, parece quem vem aí o velho calor.

      Boa semana,

      HV

      Eliminar