quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Literatura de viagens

Fazer parte do batalhão do confinamento é uma tarefa que exige um rigoroso planeamento militar, do qual a logística e o regimento de disciplina não serão o que menos importância tem. Há pouco, foi hora de exercício. Nestas alturas, sinto uma estranha afinidade com o jovem oficial herói desse espantoso romance que dá pelo título de Viagem à Volta do meu Quarto, de Xavier de Maistre. Detido durante seis semanas em casa, descreve as deambulações no quarto como se o assunto fosse a literatura de viagens. Também eu deveria começar a descrever as estantes do escritório como grandes paisagens exóticas. Falaria do deserto que se abre na estante à minha esquerda. Faria o inventário minucioso dos acidentes orográficos através da indicação de autores e títulos. Na da direita, haveria de descobrir paisagens polares, a brancura de neves e gelos. As deslocações para os quartos ou a cozinha seriam descritas como grandes viagens transatlânticas. Na sala onde se encontra a televisão, talvez descobrisse pirâmides, múmias e o que resta da grandeza do Egipto dos faraós. Haveria de fazer anotações etnográficas, considerações políticas e meditações sobre a relatividade moral dos povos. Seria tudo mais interessante, tivera eu talento para inventar desertos de areia ou de água gelada naquilo que é apenas papel e gostasse de ser um viajante. Há pouco fiz mais uma tentativa de falar com os estorninhos, mas nem para mim olharam. Talvez estejam zangados comigo. Passei a manhã a videoconferenciar, o mais natural é que os neurónios sofram ainda as ondas de choque do acontecimento, e as sinapses sejam um pouco desconexas. Há em tudo uma sombra de tristeza, uma tonalidade melancólica.

2 comentários:

  1. Gostei muito de ler esse livro, e as viagens no interior e ao nosso interior são sempre úteis e necessárias.
    Todavia, com tanto confinamento, apetecia-me mesmo era bater asas e voar para bem longe, com os estorninhos ou outros pássaros quaisquer.

    Boa sexta, HV.
    🌾
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os tempos não estão fáceis. Aquando do 1.º confinamento, as pessoas pensavam que seriam 15 dias. Tínhamos falta de experiência nestas coisas. Pandemias não passam em 15 dias e não sei se passam em 15 meses, veremos.

      Boa sexta-feira, Maria
      HV

      Eliminar