quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Comprar um destino

Na contracapa de um livro de poesia – aliás, uma tradução – estão as palavras de um conhecido romancista português: Isto é Grande Poesia, sem uma baixa, uma falha, um tropeço. Os olhos não se soltam das maiúsculas de Grande Poesia. Medito nelas e quanto mais medito mais me parece que o famoso romancista se entrega ao proselitismo ou ao apostolado. Uma grande poesia não necessita da hipérbole das maiúsculas, basta-se a si mesma na sua grandeza. Depois, penso no que será uma baixa, uma falha, um tropeço em poesia, mas não sou um escritor famoso, nem sequer um escritor, e não consigo fazer ideia. Entretenho-me com minudências e escrevo sobre futilidades. Por vezes, pareço uma emissão do boletim meteorológico. Descrevo o estado do tempo, a cor do céu, a inclinação do vento. Outras vezes, sou um voyeur que espreita não amantes descuidados, mas a rua por onde passam transeuntes com destino. Fascinam-me as pessoas que possuem um destino. Gostava de lhes perguntar onde o compraram. Sabendo o sítio, haveria de ver o preço, e se fosse em conta, ainda compraria um destino. Pena é que não possa comprar, disso estou certo, um Grande Destino, cheio de maiúsculas. Contentar-me-ia com um destino pequenino.

4 comentários:

  1. Gostei da ideia de comprar destinos...eu, como sou exagerada, comprava logo meia dúzia:) Não precisava que fossem "maiúsculos", seja lá o que quer dizer com isso (fama? dinheiro? talento?).
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Grande Destino está em aberto. Cada um preencherá como entender.

      HV

      Eliminar
  2. Nesta altura do campeonato já nada me adiantaria comprar um destino. Como cantava uma senhora que eu gostava muito de ouvir:
    «It's too late now, baby, it's too late...»
    Vou ficar com este pequeno destino que me saíu na tômbola.

    Boa noite, HV.
    🌜
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que vale mais ficar com o que se tem do que perder o que se tem ou, ainda pior, não ter destino algum. Isto tudo, porém, na convicção de existem destinos, o que está muito longe de estar provado.

      Boa noite, Maria
      HV

      Eliminar