sábado, 16 de março de 2019

Um bom conselho

Hoje dediquei o início da tarde a fazer compras. Nessa altura, quase não há gente nos hipermercados. Hipermercados, digo bem, pois vivo num concelho que tem cerca de três dúzias de milhares de habitantes, mas a que não faltam grandes superfícies, onde as nossas necessidades se vêem acolhidas e saciadas. Somos um concelho feliz, penso eu, com tanta liberdade de escolha para podermos escolher em tantos sítios diferentes as mesmas coisas. E não há ironia nas minhas palavras, até porque pude ir, numa dessas superfícies comerciais, à lavandaria levantar – e não lavar – a Nova Gramática do Latim, do Frederico Lourenço. O mundo tornou-se uma coisa bizarra, dirá o leitor. Não sou eu que irei desmenti-lo. Eu não sei Latim nem tenho esperança de o aprender, mas só a "Introdução à língua latina" do autor vale o investimento. E essa Introdução começa da melhor forma lembrando uns versos intraduzíveis da Eneida, onde Anquises, já morto, comunica a Eneias o destino futuro dos romanos. Ora uma gramática que começa com uma comunicação de um morto merece ser lida do princípio até ao fim, mesmo que não se perceba nada do que vem no meio. Eu sei, sou um caso perdido. Comecei a falar de compras de detergentes e batatas, e ainda não me calei, misturando gramáticas e mortos que falam, com concelhos despovoados e lavandarias onde se levantam livros. Vou ver se está a chover, um conselho que não havendo quem mo dê, dou eu a mim mesmo.

2 comentários:

  1. Especialmente aos fins de semana é óptimo chegar aos hipermercados por volta das 14h. Algumas coisas estarão um pouco remexidas (ou já não estarão de todo), mas que calma, que tranquilidade,nada de encontrões ou choques de carrinhos ou filas intermináveis.
    Levantar livros na lavandaria nunca me aconteceu; pensando melhor, também nunca me lembro de ter levantado roupa numa livraria; pensando ainda mais um pouco, o HV vive numa terra extraordinária.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a terra não é tão extraordinária assim. As grandes distribuidoras com que as livrarias online trabalham têm pontos de pick-up nos sítios mais inusitados como o 5àSec ou o Aki, para onde são encaminhadas as encomendas e onde podem ser levantadas.

      HV

      Eliminar