sexta-feira, 25 de junho de 2021

Prelúdio e fuga

Para as três da tarde estão anunciados 37 graus. A partir de agora o calor vai entranhar-se nas paredes e a pequena cidade transforma-se numa antecâmara do inferno. Os pássaros meus vizinhos, todavia, parecem estar no paraíso. Cantam e voam como se estivesse em plena Primavera. Na rua, os vultos esgueirem-se entre sombras. Quem tem de suportar o sol dá passos vagarosos, como se não tivesse força para andar. Um prelúdio ao fim-de-semana que anuncia uma fuga. O problema das fugas é que acabam com os fugitivos a voltar ao lugar onde estavam. A verdade, é preciso reconhecê-lo, é que a maioria das pessoas fica extasiada com o Verão. Choram-no durante todo o ano e mal chega entregam-se-lhe com não escondido prazer. Talvez seja por isso é que ele se dilata pelo Outono dentro. Abro ao acaso um livro de Louise Glück e deparo-me com um poema com o título Pleno Verão, que começa assim: Como posso ajudar-vos, se cada um de vós / quer uma coisa diferente – sol e penumbra, / húmida sombra, calor seco. Então, penso que ser Deus é um trabalho árduo perante a diversidade dos desejos que Lhe são dirigidos como se fossem preces, acontecendo mesmo que muitos pedem uma coisa e o seu contrário. Esquecem que Deus pode tudo, mas no catálogo da sua omnipotência não consta poder o impossível. Chegou a hora de almoço.

2 comentários:

  1. Tenho andado a ler os primeiros poemas de cada livro dela (gentileza da editora) e estou a gostar bastante. Tenciono comprar dois, embora me apetecesse comprar os cinco.
    Por aqui tivemos 'apenas 35º' seguidos da inevitável noite tropical, pelo que às 5.30h abri todas as janelas; as de leste serão fechadas daqui a pouco.
    Nunca pensei andar a fugir do sol desta maneira...

    Um bom sábado, HV.
    🐝
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que as temperaturas vão baixar. Um pequeno alívio.

      Um bom sábado, Maria

      HV

      Eliminar