sexta-feira, 29 de maio de 2020

Ir ao campo

O que me vale é que não tarda e estou a caminho de casa. O texto começa mal. Não devia ter vindo ao campo. Cansa-me tanto bucolismo mecânico. Motores por todo o lado, numa imitação infernal da música minimal repetitiva, composta por alguém à beira da loucura. Fala-se do campo e as pessoas imaginam cenas idílicas com pastoras e pastores, longos interlúdios musicais e fogosos amplexos amorosos, ao som do chocalhar dos rebanhos e do canto dos pássaros, como se aquilo fosse o jardim do Éden, cujas portas tivessem sido reabertas. Não foram. Na cidade, ao menos respiramos um ar poluído autêntico e sujeitamo-nos ao ruído, pois nunca nos foi prometido outra coisa, a não ser o desatino desenfreado, o vício sem controlo, a maldição eterna. Falo assim, como se vivesse numa grande metrópole, mas a minha cidade é uma aldeia pequena, num recanto da província, onde passa um rio afável, em cujas margens pescadores apanham peixes que logo devolvem ao fio de água que serpenteia entre o casario. O campo não faz bem à escrita, puxa-me para o lugar comum, aviva o provincianismo que me habita. Apiedo-me de mim. O fim-de-semana caiu-me em cima e ainda não sei bem o que fazer com ele. Dos escritores neo-realistas, há um de que gosto bastante, talvez o único. Carlos de Oliveira. Pensava que tinha toda a sua obra e hoje descobri, já nem sei bem porquê, que me falta o segundo romance, Alcateia. Não sei se ele o renegou, pois os escritores têm destas coisas. Fazem filhos e depois recusam-se a reconhecê-los. Talvez me ponha em campo e descubra a matilha de lobos. Existirão outros encontros bem mais perigosos, podem crer. Hoje é sexta-feira, dia 29 de Maio. Não faço ideia para que serve contar os dias, como se existissem dias, semanas, meses, anos. Uma voz vinda dentro de mim diz-me não sejas idiota, se não fossem contados, não existiriam. Continua a contar, ou queres acabar com o tempo. Não percebi a agressividade da voz, mas obedeço.

8 comentários:

  1. Pois é, os citadinos imaginam cenas idílicas, que no campo é que se está bem, calma e tranquilidade e tal (lembram-me aqueles senhoritos que iam para a Comporta brincar aos pobrezinhos), mas a verdade é que a vida no campo pode ser um inferno.
    Sem transportes, sem comércio local, com a barulho infernal das maquinetas agrícolas, sem rede móvel de jeito - ah e quanto a privacidade, estamos conversados.
    Gostava de os ver a viver no campo em confinamento, mas era à moda antiga: sem água, sem luz, (telefone? televisão? rede móvel? Net? Credo, o que é isso?); lâmpadas, "Frigorifo", máquina de lavar roupa???
    Bem, vou parar, até porque eu só conheci este tipo de vida quando era muito pequenita e vinha cá de férias. E achava o máximo quando ficávamos no moinho de um tio-avô à beira do rio Ocreza... pudera, era só por uns dias :))

    Bom Domingo, HV.
    🌻
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há muito que julgo que a vida no campo pode ser um verdadeiro inferno. Que nem o ar puro será lá muito puro, com o uso da agricultura química. Isto para não falar nos motores. É muito engraçado passear entre vinhas, mas se a coisa passa do passeio, a graça começa a perder-se.

      Um bom domingo,Maria

      HV

      Eliminar
  2. Não entro na contenda campo-cidade, como escrevi acima, nómada como sou, gostaria de estar ora num ora no outro. Mas Gosto do Carlos de Oliveira, creio que "uma abelha na chuva" é um dos grandes romances do século XX.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li esse romance há muito, como os outros com excepção de Alcateia. Vou relê-los, estou a acabar Casa na Duna. Penso que me entusiasmou muito mais quando o li há 40 anos. Não me lembrava já da intriga, como não me lembro da dos outros romances do autor.

      HV

      Eliminar
  3. Foi assunto de discussão há dois dias entre nós, família mais chegada: há livros que não esquecemos e outros é que se nunca os tivéssemos lido. Por exemplo, esqueci todos os da Lídia Jorge (e gosto dela) e nunca esqueci Sinais de Fogo (Jorge de Sena) que já li há uns 30 anos...razões?!
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque o romance de Jorge de Sena é o melhor romance português do século XX, apesar de inacabado.

      HV

      Eliminar
  4. E eu nunca o li os Sinais de Fogo. Do Sena, para além de alguns dispersos, apenas li Antigas e Novas Andanças do Demónio e 80 Poemas de Emily Dickinson.
    Do Carlos de Oliveira: Casa na Duna e uma Abelha na Chuva.

    Um bom dia para ambos.
    🌻
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinais de Fogo é um grande romance. Vale mesmo a pena.

      Uma boa tarde

      HV

      Eliminar