sexta-feira, 7 de agosto de 2020

A geografia do silêncio

O silêncio tem uma geografia imprecisa, o que torna inúteis os mapas que dele se fazem. É um território mutável, umas vezes cresce rapidamente, conquista espaço ao império do ruído. Outras, porém, vê-se drasticamente diminuído pela invasão de gente inoportuna, que faz da emissão de sons pela boca a razão de uma existência. Fora eu dado a pedagogo, haveria de criar uma teoria em que o silêncio seria a primeira coisa a ensinar às crianças. Idiossincrasias de velho, dirão as pessoas sensatas. Eu concordarei com elas. Recordo que, em certa altura da vida, procurava sítios em que não se ouviam ruídos nem havia, durante a noite, qualquer luz artificial. Então, ficava a olhar o céu, as estrelas nos seus arranjos ilusórios, a que chamamos constelações, a via láctea como um grande poço polvilhado de pontos brancos, luminosos. Escutava o silêncio, e conforme ele ia crescendo para dentro de mim, uma música estranha aos ouvidos citadinos compunha-se no rumor da terra, no murmúrio do vento, no mistério do éter onde tudo parecia mergulhado. Se se ensinasse o silêncio, talvez as pessoas aprendessem a escutar e a usar a voz apenas para dizer alguma coisa. Hoje tornei a ver a mulher que olha o horizonte. Toda ela é silêncio e nesse silêncio há um convite. A grande vantagem de se ter passado do politeísmo clássico para o monoteísmo é que se trocou a algazarra dos deuses greco-latinos pelo silêncio do Deus judaico-cristão. A mulher levantou-se, saiu da esplanada e, chegada à rua, acendeu um cigarro. Afasta-se lentamente e eu sigo-a com os olhos perdido no silêncio que há nela.

2 comentários:

  1. Já há uns bons anos que o silencio é para mim o bem mais precioso... e o mais difícil de encontrar.
    Olhar um céu estrelado também se tornou missão quase impossível, tal a quantidade de candeeiros plantados a torto e a direito.
    Enfim, parece que nunca somos felizes com o que temos...
    Se ao menos tivéssemos direito a uma neblina matinal de quando em vez ;)

    Uma boa noite, HV.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O silêncio e a noite sem poluição sonoro tornaram-se bem tão escassos que devem ter alto valor de mercado, a não ser que a procura seja diminuta, o que também é bem possível.

      Um bom fim-de-semana, Maria

      HV

      Eliminar