segunda-feira, 17 de junho de 2019

Estado do tempo

O tempo está mesmo a pedir chuva, pensei. Fui consultar um site de meteorologia e anuncia-se por lá que ela cairá nos próximos dias. Lembro-me, quando era adolescente, de algumas pessoas mais velhas se preocuparem excessivamente com o estado do tempo. Havia uma espécie de ritual na escuta do boletim meteorológico na Emissora Nacional ou em assistir, no fim do telejornal, à sua emissão na televisão, onde alguém, comentando uma carta cheia de curvas e sinais esotéricos, anunciava a boa ou má nova do tempo por vir. Talvez fosse um exercício para determinar o que deveriam vestir no dia seguinte, imaginava então. Hoje penitencio-me por esses juízos precipitados. Também eu comecei a interessar-me pelas informações acerca do estado do tempo, embora nunca pense no que vá vestir amanhã. A minha nova tese é que o interesse pela meteorologia é um hobby que se desenvolve a partir de certa idade. Até a esse momento de viragem na vida, tanta faz que faça sol ou chova. Passada a fronteira, as coisas mudam e começamos, primeiro de forma encapotada e depois quase maníaca, a consultar a meteorologia. Principiámos, por certo, a detestar – ou a temer – as surpresas.

2 comentários:

  1. E a sua nova tese está certíssima, HV. Com a idade vamos (quase) todos ficando muito British: chá das 5, gin das 7, falar do tempo.
    By the way, antes da chuva aparecer nas previsões já os meus ossos meteorológicos me tinham avisado que ela vinha aí... e cá está ela!

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... o assunto começa a faltar-nos. Ou perdemos o interesse pelos assuntos.

      HV

      Eliminar