domingo, 31 de outubro de 2021

Tempo de broas

Outubro despede-se com dia aumentado. Talvez ele esteja preso na amargura por ter de partir e lança mão a todos os estratagemas para evitar a ida sem volta. Por isso, precisa de 25 horas, compreende-se. De resto esteve um domingo plangente, espalhando a lástima por tudo o que é canto. As pessoas recolhem-se em casa e começam a sonhar com lareiras. O pior é que não está frio, apenas a água e o tédio envolvem o ambiente. O dia não foi mau. Falei com os três netos. Em primeiro lugar, com o mais novo que me perguntou se estava em casa, depois com as mais velhas que me informaram estarem de saída para uma noite de Halloween em casa de amigos. Talvez o mais novo tivesse medo que também eu fosse para o Halloween. Amanhã será dia santo ou o dia de Todos-os-Santos. Tempo de broas, que têm o condão de me saberem muito bem e de me fazerem bastante mal. Culpa minha, pois cedo sempre à tentação e ultrapasso a justa medida. Para tudo, como sabiam os antigos gregos, há uma medida justa. Nada deve ser feito em excesso e também se deve evitar a falta. A discussão, porém, surge de imediato. Cada um tem a sua justa medida ou existe uma justa medida universal, ou, ainda, a justa medida pode ser, ao mesmo tempo, individual e universal? São estas coisas que me atormentam a consciência, enquanto vou comendo broas e o organismo não se queixa.

4 comentários:

  1. As broas variam imenso de acordo com as regiões do país, assim posso adorá-las ou destestá-las. Como são as daí?
    Compense com uma caminhada à chuva:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descrever como são as broas daqui (ou de outro lugar) é uma tarefa que excede as minhas capacidades. Aqui há uma grande variedade. Julgo que um elemento central é o azeite, mas não será em todas. Há umas de que gosto particularmente. Têm azeite, aguardente, e a broa, depois de ir ao forno fica lustrosa (talvez seja pincelada com alguma coisa para dar um aspecto de verniz, não sei se gema de ovo). Não levam açúcar exterior. No cimo, ao meio, levam uma meia noz ou uma amêndoa. Têm uma curiosidade. Com o passar dos dias vão ficando menos duras. Talvez por causa do azeite. São absolutamente viciantes. Não as como há muito, pois são de uma outra encarnação existencial e não existem no mercado. É uma receita familiar.

      HV

      Eliminar
    2. Uma boa coisa para recuperar com os netos:)
      ~CC~

      Eliminar