domingo, 8 de agosto de 2021

Más escolhas

O tempo de férias não é pouco trabalhoso. Não fazer nada exige muito esforço, pois não é sem sacrifício que se domesticam e civilizam os impulsos que nos levam a trabalhar. Exagero, claro. É preciso não esquecer que possuo uma certa propensão para a hipérbole. No entanto, há alguma verdade no exagero. Trouxe comigo um conjunto de livros sérios para ler, para além das pequenas bibliotecas que arrasto nos dois eReaders (um Kindle e um Kobo) e no iPad. Dei comigo, porém, a desgostar-me com as leituras. Coisas demasiado sisudas para tempo de veraneio. O melhor, pensei, seria ler uns policiais, enquanto o tempo passa por mim. O problema é que não trouxe nenhum. Encontrar uma solução exigiu, então, esforço neuronal, a mim que pertenço a um tempo em que a televisão começava às sete da tarde e, para sanidade da população, acabava à meia-noite com o hino nacional, a bandeira a ondular, a que se seguia a mira técnica da RTP, que antecedia o momento em que tudo se desligava e ficava apenas um mar borbulhento cor de cinza acompanhado por um ruído irritante. Ah, havia apenas um canal, que chegava e sobrava. Eu sou desse tempo e é assim que penso, com os dados desse tempo. Por isso foi preciso esforço para encontrar a solução. Não havendo livros, sempre se pode recorrer ao Youtube e ver uns policiais. Comecei com três episódios do Sherlock Holmes. Não é a mesma coisa, eu sei, até porque a interpretação feita na série é um pouco estridente, mesmo para um opiómano. Em vez de ler, posto-me diante do monitor e deixo o patético detective resolver casos que nem ao diabo lembrariam, e ao diabo lembram muitas coisas, como bem se sabe. Seja como for, o que me apetece mesmo é ler um Maigret. Gostava de saber por que razão trouxe as Reflexões sobre a Revolução Francesa, do Edmund Burke, em vez de Maigret e a Morte do Perna-de-Pau ou de Maigret e o Corpo Sem Cabeça. Aliás, Simenon é um grande escritor. Más escolhas, portanto.

2 comentários:

  1. Também pode ver a série do Maigret com o Michael Gambon.
    E só por curiosidade, que Sherlock viu: o Jeremy Brett ou o Benedict Cumberbatch?
    Também sou desse tempo da tv com um só canal (e convém lembrar aquele fantástico "O Programa segue dentro de momentos" 😂).

    Boas Férias, HV!
    (aqui a assar em lume brando, com 39º para amanhã e 40º para sexta).
    🏜️Maria

    ResponderEliminar
  2. Jeremy Brett.

    Além de "O programa segue dentro de momento" havia também - com as mesmas funções ou em conjunto - os interlúdios musicais. tempo eu gostava de futebol, e este, na TV, era escasso, ao contrário da hiperinflação de hoje. Quando havia transmissão via Eurovisão, quase sempre se tinham longos interlúdios musicais e pedidos de desculpa.

    Obrigado pela referência ao Maigret.

    Uma boa resistência a essa maldição em forma de calor.
    Um bom dia, Maria

    HV

    ResponderEliminar