quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Camaleões, monstros e plágios

Também eles possuem o dom do disfarce. Entregam-se ao mimetismo, como se fossem camaleões, e fazem-se acreditar como dias imensos, marcados pelo vagar, anúncios da eternidade ociosa, isto é, livre das consequências das dentadas na maçã e da expulsão do paraíso. Nunca percebi como se pôde trocar o Jardim do Éden por uma maçã, se fosse por uma laranja, pêssego ou uma toranja (que não havia na altura), ainda compreenderia, mas uma maçã… A realidade, seja como for, é bem mais prosaica. Não há, nos dias de férias, a poesia da mimese do eterno, mas a prosa monótona da passagem implacável das horas, minutos e segundos, tal como acontece no resto do ano. Ontem juntei os três netos. A dada altura, fiz umas cócegas ao mais pequeno e disse-lhe eu sou o monstro das bolachas. Logo uma das netas olhou para mim e repôs as coisas no seu devido lugar: o monstro das bolachas é meu. Como quem diz, se o avô quiser ser monstro para esse que invente outro nome, que a monstruosidade das bolachas será eternamente para mim. Inventar uma nova monstruosidade é a minha tarefa para hoje, aproveitando o disfarce de um dia de férias. Não é fácil a tarefa, pois o monstro das bolachas foi um descarado plágio. Terei de ir consultar uma lista de monstros benévolos usados na infância. Para plagiar, claro.

2 comentários:

  1. ah, ah...eu já nem sei se eles sabem o que é o monstro das bolachas...tenho dois sobrinhos netos e um neto adoptado cujos pais nem lhes dão bolachas...açúcar é inimigo...e ouvi dizer que há pais a proibirem os jardins de infância de darem bolachas maria aos miúdos a meio da manhã ou da tarde...
    Como era boa e inocente a nossa infância:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser interessante que gerações que nasceram e vivem em plena liberdade encontram novos modos de tirania. Agora, um despotismo sanitário. É mais fácil o extremismo do que a procura da justa medida, o ensino do equilíbrio. Enfim...

      HV

      HV

      Eliminar