domingo, 15 de agosto de 2021

O tripálio

Pior que um feriado em Agosto, apenas um feriado num domingo de Agosto. Perda sobre perda. Esta dupla perda deveria ser compensada. Poder-se-ia imaginar que no início de cada ano civil, as autoridades, ao olhar para os feriados e a sua distribuição no calendário, proclamavam um certo número de dias como feriados compensatórios. Com eles substituíam aqueles que calhavam ao fim-de-semana e o de Agosto. É certo que vivemos num país em que há sempre uns governantes de ocasião – coisa que são todos os governantes – que fazem uma fronda contra os feriados e apostam em diminuí-los, como se isso fosse um desígnio civilizacional. Se fossem inteligentes, o que será pedir muito, aumentavam-nos ou, pelo menos, seguiam a minha douta sugestão. Quanto mais feriados, mais tempo livre, maior a felicidade geral. Quanto mais felizes as pessoas, maior a capacidade de suportar o tripálio, isto é, o instrumento romano de tortura composto por três paus, e cujo nome, segundo consta, terá dado origem à palavra trabalho. Numa civilização normal, o trabalho é entendido como uma tortura. Na anormalidade em que vivemos, é incensado como o objectivo supremo da existência. Sempre me pareceu que somos, há muito, dirigidos por sádicos ou, em certos casos, por sadomasoquistas. Hoje, porém, é dia de Assunção de Nossa Senhora, o que não é muito propício para deambulações psicanalíticas. Agora que o trabalho é tortura, lá isso é inegável.

2 comentários:

  1. Concordo que tem uma quota parte de tortura sim, mesmo que o adore, acho que até já passava sem ele. Mas para já bastava-me uma semana de trabalho de 4 dias, seriamos não só mais felizes como até provavelmente mais produtivos.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que também seríamos mais produtivos se a semana de trabalho fosse de 4 dias. Muitas vezes parece que o objectivo das entidades empregadoras - públicas ou privadas - não é que as pessoas sejam produtivas, mas o de controlar o tempo das pessoas e o tempo é a coisa mais preciosa que cada um tem.

      HV

      Eliminar