quarta-feira, 31 de julho de 2024

Preocupação

Estou quase preocupado comigo. Imagino que seja um efeito estival, mas dei por mim a comprar livros de ficção científica. Isaac Azimov, Robert Heinlein, Philip Dick, Ursula Le Guin, Frank Herbert, Ray Bradbury. O ano passado, por esta altura, comprei e li uma série de aventuras de Arsène Lupin, da autoria de Maurice Leblanc. Passado o tempo quente, e ainda durante ele, voltei à literatura não adjectivada e a outras leituras mais sérias. A minha preocupação centra-se na interpretação destas inclinações. Será que estou a regredir e não tardará estarei a ler a Enid Blyton? Depois, serão as aventuras, em banda desenhada, de Texas Jack e do Major Alvega, para descer, de seguida, às adaptações infantis das aventuras do Pinóquio? É evidente que, para me proteger de mim mesmo, tenho na secretária, bem à minha vista, a Teoría de la Constitución, de Carl Schmitt, e os Discursos à Nação Alemã, de Johann Gottlieb Fichte. Mais de um século separam estas obras, mas não será inútil para compreender muito do que se passa neste mundo – e talvez fora dele, quem sabe – dar alguma atenção aos autores e a estas obras, em particular. Se, por vezes, a coisa se mostrar um pouco árida, abre-se um romance de ficção científica, deixa-se este mundo, e entra-se noutros mundos possíveis, piores do que este, por certo, mas que nos aliviam do peso que este tem em si.

6 comentários:

  1. Não se preocupe, é só um pequeno vislumbre da silly season, ou talvez não. Desconheço esses autores, embora pense que, ao citá-los, mesmo antes de os ler, acrescenta alguma coisa à humanidade. Ou foi a humanidade que sempre lhe acrescentou alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns já li. Quanto a acréscimos, é sempre a humanidade que acrescenta. Estamos continuamente a aumentar a dívida que temos perante a espécie.

      Eliminar
  2. Boas escolhas para ler nas férias.
    Bradbury é do melhor que a literatura americana produziu, e LeGuin também.
    espero que tenha comprado O país de Outubro, do primeiro, e Os Despojados, da segunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Do Bradbury, Fahrenheit 451; Da Le Guin, Do Outro Lado do Sonho.

      Eliminar
  3. Sugiro "Rendez-vous com Rama" de Arthur C. Clarke e "Aurora" de Kim Stanley Robinson.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado. O livro de A. C. Clarke já estava na lista. De Kim Stanley Robinson nunca tinha ouvido falar, mas é uma área que conheço pouco.

    ResponderEliminar