quarta-feira, 14 de abril de 2021

Um tempo tenso

Imaginei que não tinha tempo para vir aqui escrever. Afinal, o tempo apareceu trazido pela chuva da tarde. Sem poder ir fazer a minha caminhada, retido em casa em vez de andar a deambular por aí ao deus-dará, sobrou-me tempo que não me apetece ocupar com alguma coisa mais momentosa. Ainda saí, fiz umas centenas de metros, mas logo um aguaceiro se anunciou nos pingos grossos que decidiram cair sobre mim. Vai para casa, diziam. Obediente, eu vim. A tarde tem estado tensa. As aplicações meteorológicas anunciavam trovoadas, mas não trovejou nem relampejou. O que ficou foi uma ameaça a pairar sobre os corpos, uma tensão que se abate sobre os ombros e desliza pelo peito, o esboço de uma angústia que se infiltra no coração. Será a angústia para o jantar? Será a angústia do guarda-redes antes do penalty? Lembrei-me de que ainda hoje não fiz as palavras cruzadas do jornal. Nunca tive o hábito de as fazer, mas há umas semanas que comecei a dedicar-me ao cruzadismo. Gosto particularmente dos prefixos que exprimem a ideia dista ou daquilo, das interjeições, dos elementos de formação de palavras e, acima de tudo, dos regionalismos. Também não acho desagradáveis os símbolos químicos. Símbolo químico do Érbio ou do Rubídio. Talvez as palavras cruzadas sejam um símbolo do mundo, no qual se cruzam múltiplos universos formando universos possíveis que logo se esgotam. Como é visível, ando falhado de motivos que alcem à glória escriturária. Sempre me podia ocorrer um assunto metafísico, mas não ocorre. Pena que não tenha podido ir caminhar.

2 comentários:

  1. Sempre gostei de fazer as palavras cruzadas dos jornais, especialmente as que não traziam soluções, pois a tentação de ir espreitar era imensa. :-)
    Depois fui deixando de comprar jornais, estão a vários quilómetros de distância, mas sinto muito a falta do ritual bica e jornal, hábito de uma vida que tive de abandonar.
    C'est la vie (como diria o outro...)

    Boa noite, HV.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não compro jornais em papel, mas assino o Público online e é lá que comecei a fazer palavras cruzadas. Hoje os jornais estão dentro de casa, desde que haja uma ligação à internet. Há muitos anos que deixei de comprar jornais em papel.

      Bom dia, Maria
      HV

      Eliminar