domingo, 4 de julho de 2021

Quartéis e lustros

Um quartel. Quantas pessoas ainda saberão o que é um quartel ou que este contém cinco lustros. Foi precisamente há um quartel que nasceu a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado. Isto terá entusiasmado imensa gente e também assustado outra tanta. O susto nasce da possibilidade de se clonarem seres humanos. Não tenho dúvidas que haverá quem, se pudesse, clonava-se. Aliás, encheria o mundo de clones seus. Por mim, dispenso ser clonado. Para desgraça, já basto eu. Por outro lado, ainda continuo a achar mais interessante o velho método de fabricar bebés humanos. Talvez a técnica, um dia, se torne mais precisa e seja mais eficaz produzir seres humanos por manipulação genética, uma espécie de propagação por mergulhia (como me fui eu lembrar de tal coisa?), de que reproduzir segundo a tradição com todo o desgaste de energia e de emoções que o caso ainda exige. Com a idade as pessoas tornam-se conservadoras. Também hoje faz 245 anos, nove quartéis e quatro lustros, que as treze colónias declararam a independência do império britânico, dando origem aos EUA. Talvez haja uma relação entre uma coisa e outra, é possível que os americanos quisessem ser uns clones dos britânicos, independentes e imperiais como eles, mas isto é especulação. Eu gosto muito da América, mas gosto ainda mais de não ser americano, coisa em que não tenho qualquer mérito. Ouvem-se por aqui as sirenes, mas nada disso tem a ver com a clonagem da Dolly nem com o Dia da Independência. É um velho hábito usado por ambulâncias, carros da polícia e de socorros a náufragos.

3 comentários:

  1. Em pouco tempo a ovelha Dolly ficou com a idade biológica da progenitora, portanto, ainda jovem, teve os achaques da velhice, dores nas articulações, e o que as ovelhas que chegam a velhas podem ter. A única vantagem de tal desaire seria a memória: uma ovelha nova que continuasse a saber o que é um um lustre. E, vitória das vitórias, o que é um quartel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temo que a lição seja outra. Há que melhorar a técnica da clonagem para evitar o envelhecimento precoce dos clonados. É provável que isso até já tenha sido ultrapassado, o que nos daria uma ovelha com um ciclo existencial digno de uma ovelha e ainda a memória.

      Eliminar
  2. Tinha a impressão de ter escrito lustre, mas pode ser. A memória de um lustre vai bem com a ilustre ovelha. Concordo consigo, essa parte já deve estar infelizmente ultrapassada, mas não deixou de ser uma boa partida da biologia. Embora com uma vítima inocente.

    ResponderEliminar