quinta-feira, 23 de maio de 2019

É preciso paciência

As coisas são o que são e há que ser condescendente até, ou principalmente, consigo mesmo. Eu sei que estes dias não têm sido fáceis, tal a azáfama que se intrometeu na minha pacata existência quando Maio começou a declinar. Quando vêm limpar o escritório eu tenho um inevitável tique pequeno-burguês – como disse no começo, as coisas são o que são – de ter a secretária arrumada, o que por certo permitirá manobras de higiene executadas não só com mais precisão mas também com mais facilidade. Dito de outro modo, sou um facilitador. Impulsionado por este sentimento, arrumei dois livros que estava a ler. Procuro-os há mais de 24 horas e não faço a mínima ideia onde os coloquei. Eu sei que sempre posso colocar anúncios e até oferecer recompensas, e agradeço antecipadamente a todos os que me iriam sugerir tal expediente, mas há um pequeno problema. Não só não sei onde coloquei os livros, como não me lembro dos títulos e dos autores. Sei que são dois, que um é um romance e o outro talvez seja um livro de ensaios, mas não faço ideia o que se ensaiava por lá. Lentamente, lá me há-de vir à memória o conteúdo, depois os títulos e os autores. Por fim, hei-de descobri-los no sítio mais óbvio onde os poderia colocar. Tenho de ter uma infinita paciência.

3 comentários:

  1. Eu também deveria ter uma infinita paciência (não tenho!) mas por razões diversas.
    Pensava eu que na velhice iria ter os meus livros todos organizados e facilmente encontráveis.
    Não tenho! Aliás, por vezes tenho, mas por pouco tempo, pois continuo a comprar, a comprar, e rapidamente o caos se (re)instala.
    Há dois dias que procuro (debalde) um livro da Adília Lopes. Sei que tenho dois livros dela mas só encontro um: onde terei encafuado o outro?
    Ainda para mais, não sei aquela coisa do Santo António...
    Sucesso nas suas buscas :)
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Foram umas buscas coroadas com imenso êxito. Descobri que afinal não eram dois livros que procurava mas três. Todos, agora, sob controlo. Espero que encontre rapidamente o seu livro. Quanto ao responso,há quem jure que funciona.

      HV

      Eliminar
    2. Gostei de saber que encontrou três em vez de dois :)
      E um bocadinho do seu sucesso passou para mim pois também já encontrei o Bandolim, da Adília. Como ele se escapuliu do quarto para a sala é um mistério para mim; era suposto estar junto ao Manhã, em amena cavaqueira com o Eugénio e o Al Berto.
      Mas que importa isso agora?
      Já o tenho aqui ao pé de mim.
      Maria


      Eliminar