sábado, 15 de maio de 2021

Paixões e contabilidades

Depois de meia hora de espera, pude sair. Cumprida a missão de tomar a segunda dose da vacina. Como na primeira, tudo muito bem organizado. Vejamos se me livro dos efeitos secundários. Na primeira toma, não tive qualquer reacção. Como de tudo o resto, também é insondável o caminho das vacinas. O melhor é não o perscrutar. No parque infantil da praceta uns rapazes, talvez com meia dúzia de anos, andam de baloiço, fazem jogos e entoam lengalengas. Depois, falam para uma janela, de onde os pais os vigiam. Também eu ia para a rua e com outros rapazes jogava à bola, ao berlinde, ao pião e ao prego, caso houvesse terreno amolecido pela humidade, mas que ainda não se tivesse tornado um lamaçal. Um jogo para o Outono. Não havia pais nas janelas, o que era sentido como um verdadeiro alívio. Hoje a vigilância tornou-se total. Não há nesta afirmação qualquer avaliação, apenas uma constatação de facto. Maio chegou ao meio, não tarda Junho arvorará a sua bandeira e desatará a correr para a sua perdição. Quando saí da vacinação encontrei um antigo colega dos tempos de escola. Esperava a mulher. Não o via há muito. Troquei amenidades e falámos de futebol, como se tivéssemos treze anos. Na verdade, o futebol tornou-se-me completamente indiferente. Uma paixão que morreu em mim ou que eu matei friamente. Depois, ele entregou-se a uma contabilidade macabra sobre o número de antigos colegas que já tinham morrido. Foram alguns. Talvez essas contabilidades sejam também paixões como o futebol. Talvez.

Sem comentários:

Enviar um comentário