quinta-feira, 18 de julho de 2019

Ó sôtoura

Ó sôtoura, como está? E a família? Silêncio. Tudo bem, tudo bem. Ah sim, sim. Silêncio. Tem razão, tem razão. Silêncio. Também sou da sua opinião. Avançamos assim. Silêncio. Claro, claro. Acho que é o melhor, sôtoura. Nada a perder. Silêncio. A minha mulher é da mesma opinião. Silêncio, a mulher ao lado faz um esgar de concordância. Avançamos, avançamos. São indecentes. Silêncio. Pois, pois, logo se vê. Silêncio. Se achar melhor, passo por aí um dia destes. Silêncio. A sôtoura é que sabe. Silêncio. Cumprimentos lá em casa. Prazer em ouvi-la. Silêncio. Nada melhor que estar numa sala de espera de uma daquelas clínicas onde vão pessoas que só se dão com sôtouras e sôtoures e têm negócio entre mãos ou sabe-se lá entre quê, pensei enquanto deixava correr o tempo até que me libertasse da missão que ali me prendia. Nunca deixa de me espantar um certa casta de pessoas que insiste em partilhar com os outros a sua vida, talvez porque julguem que os outros não existem, ou por considerem a sua vida tão gloriosa que nos oferecem o relato para que, nós pobres mortais, sejamos iluminados e participemos, ainda que só por ouvir dizer, daquela glória mundana. Estas pessoas estão sempre a avançar, com tanta edificação, enquanto eu não avanço nem recuo. Mantenho-me parado, tão parado que, ao pé desta gente que avança sem parar, sou uma autêntica e genuína estátua. Ó sôtoura, também eu posso avançar?

4 comentários:

  1. Desculpe, HV, mas tive que me rir com toda esta Sôtourolandia, e que bem me souberam estas gargalhadas. Quase esqueci o desconforto do calor opressivo que se instalou aqui no interior da Beira Interior.
    Mas tem a certeza que ele disse a minha mulher e não a minha esposa? Tenho a sensação que estes cavalheiros low profile dizem sempre "esposa" quando falam com sôtouras - mas posso estar enganada...

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não. Disse mesmo a minha mulher. Ali ninguém tem esposas, presumo. E talvez ele não seja assim tão low profile, mas nunca se sabe.

      HV

      Eliminar
    2. Não me expliquei bem, o meu cavalheiro low profile pretendia ser irónico, Já que o senhor era tudo menos discreto e reservado. Fiquei com a ideia que seria advogado :)
      Maria

      Eliminar
    3. Sim, mas a personagem tinha uma forma de falar - a entoação - que pretendia parecer low profile, mas haveria nele qualquer coisa de inquietante debaixo daquela capa. Talvez advogado ou talvez alguém habituado a esse mundo de falsa solicitude.

      HV

      Eliminar