sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Do tamanho de ervilhas

Sou informado que ondas cerebrais são detectadas em cérebros de tamanho de ervilhas cultivados em laboratório. Tamanho de ervilhas, afinal ainda posso ter esperança. Talvez ainda consigam descobrir no meu cérebro alguma actividade. Eu bem tento animá-lo. Faço-lhe respiração boca-a-boca, incentivo-o, chego a prometer-lhe que, caso se ponha a trabalhar, o hei-de levar à Disneylândia. Ele, porém, não se comove, esquece-se de emitir as tais ondas que me raptariam ao estupor, à estupidez e, se não for pedir muito, à estultícia. A sexta-feira chegou marejada de dolência, que escorre pelos poros do dia. Ainda não é uma daquelas sextas-feiras festivas que me rouba ao pesado tributo que há que pagar às ninfas da necessidade. Escrito isto, sou tomado por uma angustiante dúvida. Serão ninfas ou sereias? Talvez sejam sereias. As necessidades têm a sua melopeia inconfundível que, se não lhe fecharmos os ouvidos, se apodera de nós, para que nos devorem em festa e sem piedade. Sou um asceta falhado, um monge sem mosteiro, penso enquanto oiço o rumor dos carros na rua. Valeu-me um sisudo livro que me recordou o nome do herói da série americana Tudo em Família. Archie Bunker, o qual também possuía um cérebro destituído de ondas cerebrais. É nestas coisas que nos sentimos pertencer a uma fraternidade, a qual não é tão pequena quanto isso. Para onde quer que nos voltemos, deparamos com um Archie Bunker, até nos mais insuspeitados postos de comando deste mundo. Como eu dizia, ainda há esperança para mim.

2 comentários:

  1. Poor Edith, o que ela sofreu com o Archie Bunker e o seu cérebrozinho de ervilha. E o que nós nos divertimos com eles 😂
    Já com o cérebro de ervilha do senhor de bigode ninguém se divertiu, ele conseguiu engendrar horrores que "apenas" causaram imenso sofrimento.
    E agora andam por aí vários (muitos, demasiados) da mesma espécie...

    Suponho que o livro será The Bunker, do O'Donnell.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, o Archie Bunker era já o protótipo do que depois viria. Estava(m) muito bem apanhado(s).

      Parece que houve agora uma multiplicação, talvez por mergulhia, de gente que o Archie adoraria.

      HV

      Eliminar