sábado, 24 de agosto de 2019

Pescadores de paciência

Passei uns dias num sítio – em Portugal, note-se – onde a temperatura recusa afrontar-me. Pelo contrário, sempre foi cordata e raramente me desmentiu a sensação de estar num daqueles países do norte, de onde imagino que há muitos séculos um desconhecido antepassado teria saído e aportado por aqui, para distribuir uns genes que, apesar de trambolhões e naufrágios, chegaram a mim, fazendo-me sonhar com paisagens frias sob a névoa, bosques e frutos silvestres, que só naquelas paragens haveria. Isto, porém, não merece confiança, pois sou dado a imaginar coisas e à prática da hipérbole. Nesses dias, de manhã, dava longos passeios perto do mar. Fazia parte da digressão entrar por um molhe e ir até ao farol. No molhe, encontrava invariavelmente uns quantos pescadores à linha, com as suas cadeiras, as canas, os anzóis, sacos e cabazes misteriosos. Quase sempre solitários. Por vezes, levantavam-se, recolhiam a linha manejando o carreto, que grasnava não sem gravidade. Depois, executavam um movimento de corpo, um balanceamento de trás para a frente, quase um passo de dança que lhes permitia lançar mais longe o anzol e logo se sentavam, a olhar hipnotizados as águas ou a fumar distraídos um cigarro. Nunca vi um peixe que fosse. Talvez eles se dediquem à pesca apenas como exercício de paciência ou para pagar alguma promessa, pensei numa altura. Agora que falo disto, lembrei-me de mim. Também eu sou um lançador de anzóis a que nenhum peixe morde o isco. Deveria ir pescar para outro lado, mas é tarde e o crepúsculo não deixa de ter o seu encanto.

2 comentários:

  1. Ah, mas eu sou Peixes e vim aqui morder o isco.
    E esse sítio paradisíaco, com neblínicas manhãs e perto de um farol, pode ser divulgado ou é secreto?
    Hoje está insuportavelmente quente, passei o dia a sonhar com fiordes, glaciares, auroras boreais e pinguins.
    Debalde.
    O calor continua...
    🐧🐧

    Pus aqui dois pinguins, mas é natural que apareçam dois pontos de interrogação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É excessivamente conhecido. O molhe fica em Peniche, perto da praia dos Supertubos, um dos lugares de culto dos amantes de surf, que não é o meu caso. Aí raramente a temperatura excede os 23º

      Saíram mesmo dois pinguins.

      HV

      Eliminar