sábado, 26 de fevereiro de 2022

Um mau conselheiro

Levantei-me tarde. Estava cansado, pois o dia de ontem teve alguma turbulência, excessiva para o meu actual modo de vida. Pelas 18 horas, lá estive na Cinemateca, a fazer parte do painel de apresentadores do livro do qual sou um dos autores. A coisa foi dramática, não porque tenha havido algum drama, mas porque os textos tinham todos mais de uma dúzia de anos e os autores envelheceram juntamente com os textos. Havia quem tivesse ultrapassado os oitenta anos, quem se aproximasse, quem excedesse os sessenta. Apenas um autor - um jovem autor - deveria aproximar-se dos cinquenta. O espaço, diga-se, é excelente. A apresentação ao ar livre soube bem, apesar de para o fim ter ficado um pouco de frio. Aquilo que eu disse não interessará a ninguém, embora tenha sido óptimo para mim, pois livrei-me de vez daquele assunto que, volta e meia, me assediava. Depois, um jovem casal veio ter comigo. Estudam na mesma faculdade em que estudei e no mesmo curso. Perguntaram-me o que era preciso fazer para ingressarem na carreira de onde anseio sair. Respondi-lhe: não pensem nisso, aproveitem o vosso curso, estudem e divirtam-se, depois terão tempo para pensar nessas coisas. Acho que nunca fui muito bom a dar conselhos.

2 comentários:

  1. E é possível saber-se o nome do livro? Ou não é coisa para leitor comum? De qualquer modo se lhe soube um bocadinho bem, não pode ser uma profissão assim tão má (e haverá boas?).
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é possível. Encontra informação no link seguinte: https://amariposa.net/regresso-ao-protagoras-de-platao/

      Eu não disse que a profissão era má, apenas que anseio sair dela. Já tenho idade suficiente para estar cansado.

      HV

      Eliminar