Pega-se num livro e olha-se para a capa. Suja-a a declaração O
Bestseller Internacional Traduzido em Mais de 20 Idiomas. Para a coisa não
ficar por aí, chapa-se A Arte de Influenciar Pessoas e Dominar Multidões.
O livro em causa foi publicado em 1895 e foi discutido em meios académicos. Ser
traduzido em mais de 20 idiomas não é nada de excepcional e o objectivo do
livro não é ensinar qualquer arte, e muito menos a de influenciar pessoas e
dominar multidões. É um estudo que pretende perceber determinado fenómeno, que
foi discutido e criticado, como acontece a qualquer estudo académico. Que o
tratemos assim é prova de que o provincianismo continua a fazer parte da
ambiência mental dos portugueses. Parte da ideia de que haverá compradores para
a obra não pela sua qualidade científica, mas porque esses compradores estão
desejosos de influenciar pessoas e de dominar multidões. Tudo isto é,
além de infantil, muito cansativo. Vou fazer uma caminhada para desintoxicar.
Sem comentários:
Enviar um comentário