quinta-feira, 2 de abril de 2020

Um mundo possível

Os dias correm lassos, tomados pela acédia, esse pecado capital que abatia o ânimo dos ascetas e os desviava dos cuidados que a alma e o corpo exigiam. Depois, foram-lhe dando outros nomes como preguiça ou indolência, mas em nenhuma dessas variantes se compreende a angústia e o estado de torpor que sentiam aqueles que sofriam de acédia. Era uma doença, apesar de considerada pecado, que atingia os que se sujeitavam, por motivos do espírito, à vida solitária. Se se continuar assim, muitos serão contaminados por esse estupor. O dia acordou alegre, com um sol primaveril a animar a manhã, mas o céu vai-se enchendo de nuvens e talvez a alegria seja curta. Consulto um site que vive do estado dos meteoros e sou informado que a partir de sábado volta a chuva. Ficará, diz a profecia, quase uma semana. Domingo de Páscoa fará sol. Ou não. Podia aproveitar para arrumar livros, CD, DVD ou mesmo a mim. A desordem ainda não é um caos e, quanto a mim, já é tarde para arrumações e encontrar uma ordem que vença o caos. Se tivesse estudado Física, agora poderia construir umas belas metáforas com a entropia e haveria de parecer pessoa sapiente. Um carro passa numa das ruas laterais. É um acontecimento, como aqueles que se davam quando, num passado tão remoto que nem eu me lembro, um automóvel surgia numa aldeia, para lhe quebrar o silêncio e abrir as bocas de espanto, enquanto as mãos faziam o sinal da cruz e os mais rápidos se persignavam, não fora aquilo uma emanação dos poderes ínferos. Intuo que os assunto começam a faltar-me à força de tanta contenção, uma bela desculpa para quem tem imaginação fraca. Hoje é quinta-feira, dia 2 de Abril. O pequeno bosque da escola aqui ao lado lança sobre o chão sombras breves e na praceta não se vê vivalma. Talvez de todos os mundos possíveis, o da humanidade recolhida não seja dos piores, ocorre-me.

4 comentários:

  1. O site que consultei garantiu-me que o céu ia estar limpo, mas enganou-me, claro. Está a ficar farrusco, embora nos intervalos apresente umas núvens muito fotográveis.
    E foi o que fiz: fui aos contentores e tirei algumas fotografias às estevas que sobreviveram às enxurradas dos últimos dias.
    Cruzei-me apenas com uma mãe e seu filhote (penso que iam dar o tal passeio higiénico) e gorou-se a expectativa que tinha de ouvir o cuco cantar (sei que é uma ave com comportamentos altamente reprováveis, mas gosto imenso de o ouvir cantar).
    Ouvi-o várias vezes ontem e lembrei-me que a Páscoa devia estar próxima - agora nunca sei a quantas ando...

    A acédia é que também tem andado muito por aqui :))

    Bom fim de tarde, HV.
    🌻
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo se tornou estranho. A começar pela ligação ao calendário. Aqui, apesar de sol, o céu já apresenta nuvens escuras.

      Um bom fim de tarde, Maria.

      HV

      Eliminar
    2. Fotografáveis, claro.

      (não tão mau como o AO, mas igualmente enervante, é o corrector ortográfico, que não peço nem quero, mas que insiste sempre em dar-me uma "ajudinha idiota".)

      Maria

      Eliminar
    3. Dá ajuda mesmo a quem não quer. É excesso de caridade e uma alma demasiado altruísta, a do corrector.

      HV

      Eliminar