sábado, 7 de dezembro de 2019

O deslizar do sábado

O sábado deslizou-me da mão num ápice. Esteve luminoso, mas já se embrulhou num cobertor de cinza e não tarda veste o roupão negro da noite. Se eu fosse o autor destas frases, haveria de pintar a cara de negro. Recordo-me com melancolia do tempo em que as horas subiam e desciam a encosta do dia com um passo tão vagaroso que parecia haver uma suspensão do tempo. Era uma antevisão da eternidade, mas nessa altura a eternidade não me interessava para nada e aquilo que mais queria era que o tempo passasse até àquela hora em que algum prazer, modesto que fosse, esperasse por mim. Pelo acumular de pretéritos imperfeitos do conjuntivo só posso suspeitar que mesmo para um prazer modesto o desejo era grande. Não devia entregar-me a hermenêuticas gramaticais que raramente levam a bom porto. Hoje comprei um bolo-rei, o primeiro da época. Confesso que me tornei desleal ao rei e, por norma, presto vassalagem à rainha, desde que esta saiu do tabuleiro de xadrez para se transformar em bolo de Natal e Ano Novo até aos Reis, mas hoje as rainhas não estavam disponíveis. Muito gente abomina a fruta cristalizada. Eu sei que é uma grande xaropada, mas condescendo com ela e não sinto que, ao comê-la, os parentes sejam arrastados pela lama. Também não devia usar expressões ao gosto popular. Ainda por cima é o segundo não devia que uso. Talvez devesse – mais um pretérito imperfeito do conjuntivo – psicanalisar-me para descobrir o trauma que me leva a repetir o desconsolado não devia.

2 comentários:

  1. Eu também não devia vir aqui dizer coisas desinteressantes, mas é isso que vou fazer.
    O HV não devia ser tão severo consigo, pois em tudo o que disse há muito de verdade.
    O dia aqui também esteve esplendoroso.
    O tempo agora não corre, voa!
    Também prefiro a Maria Antonieta ao Luís XVI, falando de bolos, claro.
    Hoje fiz uma(s) coisa(s) que não devia ter feito: comprei cinco livros e um bolo rainha (a desculpa é que estavam todos com um bom desconto).
    Ah, e também me parece que devia ir ao psi.
    🎄
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar livros não precisa de justificação e um bolo rainha, vendo bem as coisas, também não. O pior de tudo foi o Luís XVI e a Maria Antonieta terem perdido a cabeça. É sempre uma situação muito desagradável.

      HV

      Eliminar