terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Cair em tentação

Não sei como nem porquê, a toranja tornou-se aqui em casa um bem de primeira necessidade. Há pessoas para tudo e até para uma coisa dessas. Tendo-se acabado as que havia, fui ao hipermercado aqui ao lado em busca do santo graal, não propriamente o cálice sagrado onde José de Arimateia recolheu o sangue de Cristo, mas dos frutos amargos que dão um excelente sumo para começar o dia. Ainda dentro da superfície comercial, não resisti a passar pela zona dos vinhos. Trazia o cálice e o sangue. O pior foi ao sair. Um cheiro a farturas atropelou-me. De saco de compras na mão, como um sonâmbulo, lá me encaminhei para a roulotte. No caminho, murmurava não me deixes cair em tentação, não me deixes cair em tentação, olha a balança. Ninguém me ouviu, ninguém quis saber da balança, nem do colesterol, nem da saúde, nem me quis aliviar da tentação. Eu também não. Uma fartura. É assim que o mundo se perde. Vem a serpente, tenta uma pessoa, o cãozinho pavloviano que há em nós saliva e o mal está consumado. Talvez o sumo de toranja compense. Há que não perder a fé.

6 comentários:

  1. Pois é, a vida está cheia de tentações a que não conseguimos resistir. Se no lugar da roulotte estivesse uma macieira carregadinha de maçãs seria mais fácil resistir, mas não teria graça nenhuma, a não ser que lá estivesse a Eva :)

    Gosto muito de toranjas, corto-as às rodelas e como-as de faca e garfo; no fim, se ninguém estiver a ver, bebo o sumo que ficou no prato.

    Boa noite.
    🎄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma macieira carregada de maçãs não me tenta nem um pouco. E se lá estiver a Eva, o melhor é suspeitar que a serpente não estará longe.

      As toranjas são um fruto excelente, embora perigoso. É incompatível - por vezes, de forma fatal - com um conjunto apreciável de medicamentos.

      HV

      Eliminar
  2. A serpente e talvez o Adão...

    Desconhecia esse facto, tenho que investigar.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está uma lista de incompatibilidades:

      https://www.cmaj.ca/content/suppl/2012/11/26/cmaj.120951.DC1/grape-bailey-1-at.pdf

      Eliminar
  3. Fiquei mais interessada pela "fartura":) Da Toranja só acho bonito o nome e o fruto.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A toranja tem uma má fama muito imerecida. É muito menos ácida que a laranja, apesar de mais amarga, faz um sumo excelente, embora exija algum treino até se entranhar. Tem algum efeito de dissolvente de gordura, se comida após uma refeição que infringiu as regras.

      O grande problema é a interacção com os medicamentos.

      HV

      Eliminar