segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Desencarnações e encarnações

É numa longuíssima entrevista (272 páginas na edição francesa) publicada em livro, dada a Bénédite Délorme-Montini, que Pierre Manent, um pensador político francês influenciado por Léo Strauss, se afasta deste seu mestre, não tanto na questão política, mas na figura do filósofo. O que marca a figura do filósofo? A indiferença perante as coisas humanas. O olhar imparcial com que ele se deve voltar para o mundo em que vive, implica essa indiferença. É Allan Bloom, se não estou em erro, que abre a compreensão de Pierre Manent para essa figura que, de certo modo, o próprio Strauss encarnava, dizendo-lhe que Sócrates não amava a mulher, não amava os filhos. O eros socrático estaria todo ele concentrado na busca da verdade. A filosofia, desde o seu início, tem um ideal de desencarnação. Platão, o discípulo a quem Sócrates impôs que rasgasse ou queimasse as tragédias que teria escrito, definiu o empreendimento filosófico como um aprender a morrer e a estar morto. É possível pensar que na filosofia exista uma revolta contra a condição humana. Essa revolta mascara-se no desejo de saber que exige a indiferença por aquilo que é humano, demasiado humano, como amar uma mulher ou os filhos. Há também uma outra coisa, uma hübrys, uma desmedida, um desejo insensato de divinização. Tornar-se um deus, pelo desprezo daquilo que é humano. Ora, a coisa mais espantosa é o modo como este impulso grego acabou por se consociar, a certa altura, com outro impulso em que o divino, por interesse excessivo pelo humano, toma carne, na figura de Cristo, para morrer pela salvação dos homens. De um lado, um excesso de indiferença. Do outro, uma atenção excessiva, escandalosa. Talvez tenham podido caminhar juntos, durante alguns séculos, porque se contrabalançavam, porque o impulso da vida em direcção à morte, projecto de toda a filosofia digna desse nome, era equilibrado pelo impulso que da condição mortal pretende extrair ainda uma vida. Nem sempre, ou quase nunca, as segundas-feiras proporcionam as condições para manter um módico de sanidade mental. A noite já caiu. Tenho ainda tarefas à minha espera, pois, a realidade nunca deixa de bater à porta.

4 comentários:

  1. É terrível, o que diz por aí acima. Estive a tratar da subsistência, a cozinhar e a ouvir música. Escolhi um outro
    Requiem, Dead Combo, mais concordante com um prato à portuguesa. Gosto particularmente de Povo que cais descalço.
    Mas sei que devo ler melhor o que escreveu.

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    1. Conta-se a história de que foi Pitágoras que, pela primeira vez, precisou o que era um filósofo. Imaginemos, dizia ele, os jogos olímpicos. Neles, estão alguns que competem, outros que fazem negócio, e ainda uns terceiros que apenas vêem. Os filósofos são estes. Nem participam, nem têm interesses, observam para ver o que acontece. Ora, é muito provável que esta olímpica indiferença seja mais um ideal, do que uma realidade.

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  2. https://podcasts.apple.com/pt/podcast/o-poema-ensina-a-cair/id1500778062

    Um espécie de encarnação.

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