quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Inclinação para o plágio

Hoje enrolei o dia com o manto das coisas inúteis. A frase é pretensiosa, mas não me ocorreu melhor início para este diário. Quanto mais inúteis são elas, mais merecem aplauso e consideração. Não estou a protestar contra a ordem da natureza, mas a sublinhar que é assim. Já não tenho idade para me revoltar contra a realidade, até porque ela não deixaria de ser o que é, por mais que eu reclamasse. Este é o melhor dos mundos possíveis e as coisas estão sabiamente ordenadas. Contrariam os meus desejos, desmentem as minhas crenças, riem-se das minhas convicções. Não fosse assim, o mundo não seria mais que a projecção do caos que me habita. Não sei se estas filosofices que me saem dos dedos – e não da razão, pois a minha já teve melhores dias – se devem ao culto do inútil a que me ative todo o dia ou se à sanha esburacadora com que o homem do berbequim eléctrico enfrenta a dureza das paredes naquele sítio que já foi uma agência bancária. Tenho a secretária cheia de livros, mas não se pense que é por avidez de leitura. Estão desarrumados, esperam que tenha piedade deles e os ponha nos seus devidos lugares. Sobre o homem do berbequim têm a infinita vantagem de não fazerem barulho e, se os interrogo sobre o que está neles, mantêm-se mudos. Esta é a segunda citação filosófica não identificada que faço. Ainda sou acusado de plágio. Na escola aqui do lado, o grupo de baile continua perdido no seu Brideshead. Acho que tenho de ir mostrar a garganta à médica. Aposto que um dos dois não vai cumprir o horário.

4 comentários:

  1. Já deixei de saber separar o útil do inútil ou sou muitas vezes assaltada pela dúvida ao tentar distinguir.
    Para a garganta, dizem que medronho...eu cá prefiro as bagas apanhadas da árvore. Mas mesmo bom é chá de perpétua roxa, salva-me diariamente a garganta no Inverno.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou particular cultor de chás e infusões, mas perpétua roxa é um belíssimo nome. Talvez por isso faça bem à garganta. Nunca se sabe a razão das coisas.

      HV

      Eliminar
    2. Eu vinha aqui falar de berbequins, mas a ~CC~ fez-me mudar de ideias.
      O chá de perpétuas roxas faz mesmo bem, é agradável de tomar e tem uma cor linda.

      E agora lembrei-me de uma "receita" que aprendi quando vivi no Sudoeste Alentejano: poncha e leite bem quente - faz maravilhas à garganta!

      As melhoras, HV.
      🐧
      Maria

      Eliminar
    3. Leite é coisa que nem gosto de ver. Apesar de todas as sugestões naturais, opto pela química. Se vir uma embalagem de perpétuas roxa hei-de comprá-la para fazer a experiência de protecção da garganta.

      Muito obrigado.

      HV

      Eliminar