sábado, 23 de novembro de 2019

Encontro com o mordomo

Hoje tive, logo pela manhã, um novo desentendimento com a balança. Mais trezentos gramas que no sábado passado. Depois de uma semana inteira de intensa meditação transcendental e de recitações do mantra sagrado e as coisas estão piores. Só pode ser da pilha, pensei. O mais assisado é mudar-lhe a fonte de energia. E foi com estes pensamentos que saí de casa. No café que, uma vez por outra, me acolhe, alguém, voltando-se para mim, diz bom dia. Havia por certo no meu rosto um sinal de perplexidade, pois ouço-o dizer então não me conhece? E sem deixar-me responder, acrescentou sou o mordomo. Ainda há dias falou de mim. Claro, era o mordomo. Deixei a cozinheira de lado e perguntei-lhe pela duquesa. É espanhola, respondeu-me. Não sabia. Sim, continuou, muito próxima do Rei. Ao ver o ricto que se me desenhou na face, riu-se com duas gargalhadas sonoras. Você é um patriota, mas não se preocupe, o Filipe está muito ocupado com a Catalunha que não tem tempo para pensar em invadir Portugal. Essa coisa dos Filipes foi há muito e a traição dos Braganças já foi vingada. Além disso esses eram Habsburgos e este é Bourbon, disse ele com entoação castelhana. Pensei perguntar-lhe o que fazia ali, mas evitei dar-lhe oportunidade à confissão. Declarei que um dia gostaria de conhecer a duquesa, embora estivesse mais interessado na cozinheira, o que omiti. Como despedida perguntei-lhe se ele se lembrava da frase de Talleyrand sobre os Bourbons, ao que respondeu que era um simples mordomo. Eu sorri da vitória e saí. O sábado começou mal, mas compôs-se.

2 comentários:

  1. Mas trezentos gramas não é nada... claro que se os multiplicarmos por 52 semanas, ao fim de um ano teremos, eh... humm... bem, é só fazer as contas :) como disse (e muito bem) um senhor agora muito importante.

    Quanto ao mordomo, não nos (me) quer dizer de que livro saíu?
    Sem ajuda não consigo lá chegar...

    Boa tarde, HV.
    🍃🍁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trezentos gramas por semana dará qualquer coisas como 15,6 Kg ao fim de um ano. Não me parece auspicioso.

      Quanto ao mordomo, também eu estou às escuras.

      Boa tarde, Maria

      HV

      Eliminar