quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Enganos

Enganei-me na hora aprazada para o meu encontro com a aparência e a realidade. Cheguei à encruzilhada demasiado cedo e tive de esperar longamente por elas. Ao voltar para casa, a Antena 2 transmitia um programa sobre Hildegard von Bingen. Morreu há 840 anos, precisamente no dia 17 de Setembro. O locutor lembrou-se de citar um estudo de Oliver Sacks, o autor Do homem que confundiu a mulher com um chapéu, sobre as visões da freira medieval. Seriam causadas pela enxaqueca. Ficamos todos mais descansados, ainda bem. Saio do carro, subo meia dúzia de degraus e abro a caixa do correio. Uma carta mas não para mim; dois panfletos de partidos políticos, de sinal contrário, repousam um sobre o outro em terno amplexo amoroso. Comovo-me e esqueço-me de os deitar no caixote do lixo. Transporto-os com cuidado para casa não vão eles soltar-se e acusar-me de interferir na sua privacidade. Agora, oiço a música da freira que sofria de enxaquecas e deixo que o silêncio desça sobre mim. Toda a minha vida foi um longo casamento com as aparências. Que se me perdoe a poligamia.

2 comentários:

  1. O HV é responsável pelo aumento das minhas rugas de expressão (vulgo pés de um galináceo qualquer) pois, para além do que aqui aprendo, também acabo sempre por me rir com gosto - desta vez foi com o terno amplexo amoroso dos panfletos... mas será que existem mesmo dois Partidos que se amam de verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei em panfletos. No entanto, num qualquer mundo possível que desconhecemos, haverá partidos que se amam. Casam por amor e não por interesse. Até que as eleições os separem, claro.

      HV

      Eliminar