sábado, 7 de setembro de 2019

Coisas de sábado

O sábado goteja gingão pelas paredes de caliça do dia. Cobre-o não a seda ou a cambraia, mas o veludo com que sufoca aqueles que entraram para dentro da sua casa. Estou sentado à sua mesa e perscruto-lhe os humores. A minha secretária está um caos, digo-lhe. Livros empilhados, uma garrafa de água vazia, duas esferográficas à espera de irem para o lixo, uma pilha para o comando do carro, cartões que não couberam na carteira oferecida pelas minhas netas, uma conta por pagar, moedas esquecidas e os cabos para ligar a máquina fotográfica ao computador. Detesto esta confusão, mas nos últimos dias tenho-a cultivado como uma espécie de compensação para o que vem aí. Talvez amanhã ou na segunda, tudo entrará na ordem. Os livros encontrarão o lugar nas estantes, as moedas recolher-se-ão esbaforidas na carteira e todas as coisas descobrirão no remanso dos respectivos lares a paz por que anseiam. Tudo isto é desolador, mas não mais desolador que o resto, mesmo aquelas emoções extremas com que nos iludimos e julgamos darem sentido ao que não tem sentido. A manhã já acabou e ainda não pus um pé fora de casa nem espiei a avenida onde, adivinho-o, gente ocasional desfila na passerelle ensolarada, com recortes de sombras que descem devagar dos ramos das árvores públicas, com as quais o município disfarça o deserto em que tudo isto se está a transformar.

4 comentários:

  1. Livros empilhados é o que não falta por aqui mas, ao contrário dos seus, os meus não encontrarão o seu lugar nas estantes, simplesmente porque não têm nem nunca tiveram lugar nas estantes. Estes pobres livros apenas conhecem a precária situação de empilhados desde que aqui entraram; está a ver o meu problema, e o deles? E alguns até já foram lidos e muito amados... e agora exigem um lugar nas estantes... até já me fizeram um pré-aviso de greve... vou ter mesmo que resolver o assunto.
    Talvez para a semana...
    Boas arrumações, HV.

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A próxima semana é sempre a melhor semana para fazer arrumações.

      HV

      Eliminar
  2. Ora nem mais :) completamente de acordo.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar