domingo, 1 de setembro de 2019

Setembro chegou

Gostava de saber lidar com o mês de Setembro, mas foi uma das muitas coisas que nunca consegui aprender. É um mês astucioso e esquivo. Quando se aproxima, o corpo macerado pelas penitências de Julho e Agosto deixa-se iludir pelo declinar dos dias e pensa-se liberto do calvário do Verão. Puro engano. Só agora a época estival começa. Não devia pensar assim deste mês, até porque lhe pertenço de corpo e alma, embora seja daquelas pertenças que não resultam da eleição mas do curso natural das coisas. Fui fazer uma visita familiar antes que chegasse a hora do almoço. A cidade suava solidão por poros mal abertos. Sempre que a atravesso sinto uma sensação depressiva. As ruas vazias, o sol violento sobre o casario, o alcatrão a fumegar. Por vezes, sob uma chapada coberta de sombra, um cão estira-se dolente, incapaz de se erguer, símbolo do abandono que corrói os alicerces que sustentam por aqui a vida. Ao almoço, pus uma nódoa na camisa. Consta que é a minha única especialidade. É a prova de que entre mim e a mecânica do mundo há um desacerto inultrapassável. Se fosse capaz inventava uma língua onde pudesse dizer como a realidade me é estranha, mas nem para isso sou capacitado. Acho que vou dormir uma sesta, como se fosse um verdadeiro castelhano.

2 comentários:

  1. Eu cada vez gosto mais do mês de Setembro. É (ou deveria ser) quando os dias começam a ficar mais frescos e as folhas começam a ganhar belíssimos tons dourados anunciando o Outono.
    Hoje não me esqueci de ouvir o C'est en Septembre (não a versão que prefiro, mas não faz mal) e no Equinócio do Outono espero lembrar-me de ouvir o Autumn Leaves by Mr. Eric Clapton.
    Rituais idiotas, eu sei, coisas de viejos (também sei castelhano, eheheh).
    Caro HV, hoje não houve siesta, estive a (re)ver a Alice in den Städten na rtp Memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver Alice nas Cidades será mais proveitoso do que dormir a sesta. O meu problema com Setembro é que ele é demasiado quente, muitas vezes pior que Agosto.

      HV

      Eliminar