quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Erros funestos

Ontem confundi uma conjunção com um advérbio. Dei por isso porque uma musa deleitosa, apesar de invisível, mo soprou ao ouvido. Há erros funestos, mesmo que tenha tido como auxiliares a minha desatenção, uma certa preguiça para consultar na memória a cantilena das adversativas e um dicionário famoso que, para me certificar sem esforço da classificação da palavra, consultei e me propôs um erro sem que eu pestanejasse. Não fora isso, e hoje não choveria a cântaros. É evidente que tendo em conta a quantidade de chuva, a causa não reside apenas no meu erro gramatical. Se fosse só ele, hoje o tempo seria de aguaceiros com boas abertas. O conjunto de erros gramaticais praticados ontem deve ter sido enorme, para que o tempo esteja assim. Por muito que esta teoria contrarie a ciência meteorológica, a verdade é que aquilo que acontece tem as causas mais insuspeitas. Nunca se sabe bem que erros sintácticos se cometem nos dias de Verão para que um calor abrasador caia sem piedade sobre nós. O céu que avisto daqui está escuro, mas vejo alguns telhados a reverberar o que indica que uma réstia de sol se infiltrou na densa cortina de nuvens. Daqui a pouco sairei de casa. Espera-me o suplício de Sísifo. Rolarei a pedra até quase ao cimo da montanha, mas algum pecado gramatical cometido na adolescência há-de arrastar-me encosta abaixo. Hei-de levantar-me e recomeçar a empurrar o penedo.

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de reler o Camus, esse foi talvez o primeiro livro que li dele, e está cheio de sublinhados:
    "Começar a pensar é começar a ser consumido."
    "Viver, naturalmente, nunca é fácil."
    Mas, porém, todavia, contudo, também disse:
    "É preciso imaginar Sísifo feliz".
    E é assim que vou imaginá-lo, a subir a montanha com um penedo leve com uma bola de pilates :)
    E quando cair (até pode ser de um dos três Cântaros da bela Estrela) que a ravina esteja atapetada de neve fofinha para não se magoar :)

    🏂⛷
    Maria


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a ideia de felicidade seja uma das coisas mais infelizes que se têm produzido por aí. Tornou-se objecto de um comércio muito suspeito.

      Suspeito, por outro lado, que a vida gosta muito de brincar com os mortais. Umas vezes estende-lhe um tapete. Noutras, retiro-a para aprenderem a dureza das coisas.

      HV

      Eliminar