sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Ordens são ordens

Ordens são ordens, leio num livro que tenho em cima da secretária. Uma tautologia terá parecido ao autor destas palavras um início auspicioso para qualquer texto. O número de possibilidades é suficientemente grande para alimentar a escrita de textos anos a fio. Amanhã começaria outro dizendo maçãs são maçãs. No dia seguinte escreveria gritos são gritos. Não devias fazer-me utilizar a palavra tautologia, digo para o autor. Ele silencia-se como um cartuxo. Não resisto e continuo a catilinária contra ele. A palavra pode ter uma interpretação linguística e outra lógica, que não se deveria lançar a confusão na mente dos leitores. Ele olha-me com desprezo, enquanto eu acrescento usar tautologias não passa de um uso vicioso da linguagem. Cala-te, disse-me. O teu papel é o de narrador, portanto narra alguma coisa que mereça ser contado. Pensei que muitos são os eventos neste mundo, mas raramente encontro um que mereça ser narrado. O que gostaria de narrar seria não eventos. Por exemplo, falar daquele filho que não tive porque o espermatozóide se atrasou no encontro com o óvulo que estava à espera dele. Há desencontros assim que nos roubam a possibilidade de contar histórias interessantes. As sextas-feiras não ajudam a manter a razão num estado aceitável de sobriedade. O sol declina com rapidez e, de súbito, abrem-se os portões para as catacumbas da noite. Nestas soam as sete trombetas e as muralhas de Jericó do fim-de-semana desabam. Não tarda vem a segunda-feira, pois ninguém, apesar de assim ter sido ordenado, cuidou de fazer correr os filmes de sábado e domingo em câmara lenta. Alguém que não percebeu que ordens são ordens.

4 comentários:

  1. Grande ideia essa de os filmes de sábado e domingo correrem em câmara lenta... outrora
    ter-me-ia dado imenso jeito, mas agora quero lá saber :)
    Talvez eu devesse silenciar-me como uma cartuxa (também havia conventos para mulheres?) pois este pensamento é muito pouco solidário; mas factos são factos.
    Pois é, HV, há atrasos irreversíveis...

    Boa noite.
    🌹
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que a ordem tem também uma variante feminina. Não sabia, mas vi na internet.

      Por norma, não será mau para ninguém que o tempo ande mais devagar, nem que seja só em dois dias da semana. Seria sempre um ganho.

      Boa noite

      HV

      Eliminar
  2. Até eu que sou avessa a ordens, cumpriria de bom grado essa do tempo lento aos fds:)
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é nem sempre podemos escolher as ordens, inclusive as que nos damos, a que temos de obedecer.

      HV

      Eliminar