Durante a semana levanto-me todos os dias à mesma hora. O dia hoje mal tinha rompido. Ao abrir as persianas os meus olhos chocaram com a densa neblina que fazia o pequeno bosque da escola ao fundo parecer irreal, uma cortina incerta e escura sobreposta a outra cinzenta, misteriosa, feita de uma seda fina. O hospital e o colégio, onde gastei alguns, não muitos, anos da minha vida, tinham desaparecido, como se um taumaturgo os tivesse apagado, para gáudio de uma multidão embasbacada com a proeza. Percebi que na rua estaria frio e a minha memória genética rejubilou. Alguns dos meus genes devem ter vindo aos trambolhões dessa Europa fria, atravessada por nevoeiros densos e invernos rigorosos, pela qual o meu corpo suspira quando o Estio desalvora por estas terras, de onde os anjos fugiram há muito. Como todas as memórias, também esta há-de ser falsa, e os meus genes terão vindo de algumas tribos do sul. Um pombo decidiu vir arrulhar para o parapeito de uma das janelas. O som irrita-me, bato nos vidros e ele voa para outras paragens. Olho com atenção as árvores. Parecem um exército de gigantes marchando lentamente na planície. Às costas trazem mochilas e nas mãos metralhadoras que hão-de ser silenciosas. Sem barulho dispararão sobre o inimigo. Este resistirá com bravura mas, como acontece com todos os dias, acabará por se entregar, alçando uma bandeira branca para anunciar a noite. As botas cardadas ecoam nos meus ouvidos. Desligo-lhes o som e penso em tudo o que não me apetece mas tenho de fazer.
Eu também tenho um fascínio pelo Grande Norte, fascínio que aumentou consideravelmente quando vim viver para a Beira Raiana, cujos Verões são de fugir; quando vivia no litoral Alentejano não pensava tanto nisso :)
ResponderEliminarAs neblinas, por vezes, dão um ar mágico às paisagens, embora sejam péssimas para conduzir.
Quinta feliz.
🌹
Maria
Fora do litoral, os Verões são, por norma, insuportáveis. Os Invernos são frios, mas isso é muito mais suportável, para mim, que o calor estival.
EliminarUm resto de bom dia.
HV
Acho que a seguir a um inverno, vem sempre uma Primavera... é dessa que estou à espera. Boa noite
ResponderEliminarA Primavera tem, para mim, um defeito terrível. Anuncia o Verão. De todas as estações a de que mais gosto é o Outono, quando se começa a desprender dos calores estivais.
EliminarBoa noite.
HV