segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Dia de Reis

De manhã, quando me dirigia para o reino da realidade, parei na passadeira que, descido o viaduto, antecede a rotunda que leva à marginal. Duas sílfides passavam lentamente, inseguras e graciosas, quase a dissolverem-se na atmosfera. Não deixei de as olhar nem mesmo quando chegaram ao passeio e começaram a dura subida que as esperava. O condutor de trás, de vocação menos contemplativa, buzinou, as sílfides evaporaram-se e eu arranquei em direcção ao destino. Enquanto conduzia, pensava que me tinha enganado na mitologia. Deveria ter visto Reis Magos ainda montados em camelos, turbantes nas cabeças, os presentes seguros nas mãos reais. As sílfides não fazem parte desta história e não deveriam andar por aí a confundir-me, a ponto de criar um engarrafamento. A avenida estava hoje mais exuberante do que ontem. Apesar do frio, as cores saltitavam na paisagem, as árvores revigoradas olhavam compassivas os transeuntes, abençoando-os com as ramadas despidas. Mais logo irei espreitar se os Magos sempre chegaram ao presépio. Só espero que nenhuma sílfide se interponha no caminho e me desvie para outro universo onde não exista Natal, nem Menino, nem Reis vindos do Oriente.

2 comentários:

  1. Ah, meu caro HV, se ainda se esquece que está num semáforo e fica a olhar para as sílfides, eu diria que a sua razão está óptima e não foi rifada em quermesse alguma :)

    Não vi Reis Magos nem camelos, mas todos os dias tenho visto a Estrela (que não é estrela nenhuma, é o maroto do Vénus a tentar enganar-nos) logo a seguir ao sunset (que hoje foi lindo, em suaves tons de rosa e salmão).
    Ainda estou a vê-lo, tão brilhante, tão bonito, mas minúsculo; tenho que comprar um óculo baratucho, pois apetecia-me vê-lo em forma de planeta. Será que no chinês vendem?
    E agora vou fechar as persianas.
    🌹
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Talvez o HV destes textos seja dado à hipérbole. É sempre uma possibilidade a considerar.

    Quanto ao óculo num chinês, tudo é possível.

    Boa noite.

    HV

    ResponderEliminar