Safo, no poema As rosas da Piéria, lança, talvez sobre
alguma amante que a rejeitara, o pior dos anátemas que os ouvidos gregos
podiam, naquele tempo, escutar: Morta jazerás e de ti não haverá jamais
memória / nem saudade no futuro: pois não participaste das rosas / da Piéria.
Ser perdido pela memória dos outros. Não haver quem no futuro de si se lembre.
Os séculos edulcoraram a maldição, até a transformar em pura aceitação, como se
o esquecimento dos outros fosse o próprio da condição humana. Em muitos, todavia,
persiste a revolta. Persegue-os aquilo a que popularmente se chama a mania das
grandezas ou o desejo da fama, mas isso não é mais do que o temor de ser
esquecido pelo futuro. O colírio para esse mal não era, segundo Safo, um
qualquer, mas a participação na vida das musas, as rosas da Piéria. A arte seria
assim o resultado de um combate pela memória e a saudade que o futuro teria do
artista. A sua ausência e a sua falta seriam sentidas. Dignos de imortalidade,
de persistirem na memória dos vindouros, não eram apenas os grandes feitos, mas
também as grandes palavras. O melhor seria que aquele que realizasse um grande
feito dissesse também grandes palavras, que participasse no convívio com as
rosas da Piéria. Gostaria de saber a razão por que me pus com estas
elucubrações, enquanto a vida lá fora fervilha e as pessoas caminham para o seu
próprio esquecimento. Vão esquecidas de que serão esquecidas. Recordei-me agora
de um poema de David Mourão-Ferreira, Ladainha dos Póstumos Natais. Relei-o
e soletro baixo para que ninguém me escute: Há-de vir um Natal e será o
primeiro / em que terei de novo o Nada a sós comigo. Nem as rosas da Piéria
nos salvarão. O fim-de-semana abre-se diante de mim e isso é o mais que posso
desejar.
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