Sábado, dia de ócio. As palavras da família do ócio têm
todas péssima imprensa. És um ocioso. Soa como uma acusação fundada num juízo
moral negativo. No entanto, a palavra ócio quer dizer repouso, descanso, coisas
que me parecem benévolas. Depois, um mundo que ficou fascinado pela agitação,
pela febre das realizações e pela velocidade associou o ócio à preguiça e à
inacção. Os acusadores do ócio tecem loas ao trabalho, mas nunca dizem que a palavra
vem do vocábulo latino tripalĭu. Um tripalĭu
é um instrumento de tortura constituído por três estacas ou paus. O exercício
não seria conhecido pelo prazer que provocava a quem a ele era submetido. Na
verdade, o trabalho, talvez até à Revolução Industrial, nunca mereceu louvor.
Trabalhava quem não tinha estatuto social para fazer outra coisa. No entanto,
podemos encontrar inesperados aduladores do trabalho. No Diário Íntimo,
Baudelaire afirma que o prazer gasta-nos. O trabalho fortifica-nos. Os
nazis não eram destituídos de humor negro e, por certo, percebiam a natureza
torturante do trabalho. Inscreviam na entrada de alguns campos de concentração,
como Auschwitz, o trabalho liberta. Curiosamente, em Baudelaire o
trabalho também é visto como uma libertação, mas da omnipresença na consciência
da sensação do tempo. Tanto o prazer como o trabalho são vistos por ele como
distractores da nossa condição de seres finitos. Tudo isto porque chegámos a
sábado. Nos dias de ócio, pode-se ociar de diversas maneiras. Por vezes,
pratico o ócio procurando autores que ninguém lê. Leio-lhes umas páginas e
esqueço-os. Quem terá ouvido falar em Karl Krause, um filósofo kantiano que
viveu no final do XVIII e no início do XIX? Não o confundir com o famoso dramaturgo
austríaco Karl Kraus. E do pensador holandês François Hemsterhuis, que viveu no
século XVIII? Ninguém. Eu também não. Encontrei-os porque levado pelo ócio me
pus a procurar as obras, numa língua acessível, do romancista romântico alemão
Jean Paul. Deste, eu tinha duas referências. A de Sebald que é elogiosa e a de
Schopenhauer que o acusa de não ter nada para dizer e de só escrever por
dinheiro, isto é, acusa-o de trabalhar. Olho para a minha agenda imaginária e
vejo que tenho de dar parabéns a alguém. Depois, escrevo nela a seguinte nota:
evitar assuntos idiotas ao sábado, aproveitar o ócio para uma coisa mais
decente do que encher o monitor com palavras sobre não-assuntos. O pior, porém,
é que com a passagem do tempo só os não-assuntos me interessam.
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