domingo, 20 de outubro de 2019

Parecer um anhuca

Pareces um anhuca, foi o comentário que recebi ao vestir um velho par de calças esquecido no fundo de um roupeiro. Não faço a mínima ideia o que seja um anhuca nem qual a sua aparência, mas fiquei com a certeza de que parecia um e, como aquilo que parece é, atirei com o atavio para as profundas de onde viera. Um colóquio sobre a palavra não me esclareceu o sentido e uma consulta na internet não deu melhores resultados. Pelo contrário, há inclusive divergência sobre a sua acentuação, havendo os partidários da sua natureza proparoxítona e os que a grafam como paroxítona, onde me passei a incluir, pois caso eu seja na verdade um anhuca não o quero ser de forma esdrúxula. Um domingo que começa com estas preocupações não me parece fadado a grandes desígnios. Também eu não os tenho. Com o passar dos anos a minha ambição reduziu-se a não parecer um anhuca e estou longe de estar convencido de a conseguir realizar.

14 comentários:

  1. Anhuca era um palhaço "pobre" que vestia umas calças largas e uns sapatos com uns bons números acima do corpo... não encontro na net...mas que existiu...existiu. Há mais de cinquenta anos que utilizo a expressão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Segundo informações recebidas na sequência do post, fazia parelha com o Vasquito, o palhaço rico.

      Eliminar
    2. Sou filha do palhaço Castrioto que faleceu em 1960 ,o Anhuca era o palhaço pobre que fazia parelha com o meu pai e que faleceu um ano antes do meu pai. Homens bons e honrados .

      Eliminar
    3. Eu não me lembro deles, era muito pequeno. Nem sei se alguma vez os terei visto. É possível que não. O interessante é que eles venceram a barreira do tempo e sessenta anos depois de terem partido ainda se fala deles.

      HV

      Eliminar
    4. Anhuca, numa aldeia, na beira baixa, ainda se usa. Quando se referem a alguém vestido com roupa larga.

      Eliminar
    5. Muito interessante. Alguém tem fotos?

      Eliminar
  2. É verdade, o Anhuca era o palhaço pobre e, por acaso, até era o meu preferido, tinha umas roupas mais giras; o palhaço rico era muito empertigado, sempre com um ar superior e a fatiota cheia de brilhos.
    Que recordações me trouxe, HV.

    Segunda feliz.
    🍁🍁
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Vasquito e Anhuca, nos anos 50 e 60, saudosos e inesquecíveis.

    ResponderEliminar
  4. Vasquito e Anhuca, anos 50/60, saudades!

    ResponderEliminar
  5. Conheci-os pessoalmente, eram amigos do meu pai, na altura era um miúdo. Para mim foram uma dupla de palhaços do melhor que tenho visto ao longo da minha vida.

    ResponderEliminar
  6. Han Han no no
    Mona lisa do circo
    Mas há mais por detras
    Natureza paparoxitona

    ResponderEliminar